sábado, janeiro 06, 2018

Bolo rei um pouco diferente e super rápido | sem gluten

Em dia de Reis o que é que não pode faltar? O bolo Rei!!!! Aqui há tempos já tinha feito um, mas desta vez queria fazer diferente.

Queria um bolo Rei que além de ser sem gluten, não poderia ter frutas cristalizadas pelo meio, não apreciamos. Por cima sim só mesmo para dar o ar de bolo Rei, mas depois dá para retirar ehehehe. Frutos secos também não muito. Hummm!!! 

E depois não queria perder tempo a amassar e mais tempo a fermentar, queria uma coisa fofa, doce, sem muito açúcar, e rápida de se fazer. 

E vai daí misturei duas receitas antigas do blog esta e esta e saiu este bolo Rei. Atenção aos que adoram mesmo bolo Rei, que este é um primo ok? De sabor e textura diferente mas que cá em casa gostámos mais.





O que vamos precisar:
25 cl de leite morno 
8 cl de agua morna
1 ovo 
100 g de margarina
Raspa de 1 limão 
Raspa de 1 laranja

100 g de margarina
180 g de farinha Doves Farm Self Raising
200 g de farinha Schar Mix Pan
50 g de amido de tapioca
25 g de farinha de milho 
1 + 1/2 colher de sobremesa de goma xantana
100 g de açúcar

Fermento seco (usei metade de um pacotinho Schar)


Mãos na massa:
Na cuba da batedeira (com as varas para massa) introduzir os líquidos, a margarina partida em pedacinhos e as raspas de limão e laranja. Depois o açúcar e as farinhas. Por fim o fermento. 
Amassar por 15 minutos.

Assim que tenham a massa pronta, e com a ajuda de um pouco de farinha de milho, sobre uma folha de papel vegetal, retirem a massa da cuba da batedeira e fazer um rolo, que dpois vão unir, as pontas uma à outra, de maneira a formar um circulo aberto no meio. 

Deixar fermentar um pouco em local morno, pode ser dentro do forno morno (antes aquecido a 50ºC). Passados 10 minutos batam um ovo e pincelem o vosso bolo Rei e decorem com as frutas cristalizadas, e/ou frutos secos, açúcar em pó e neste caso coloquei, ainda, um recheio de coco. 

Porque este bolo Rei não tem quase açúcar, para ficar um pouco mais docinho e húmido, fiz uma  pequena abertura, em vários pontos do bolo Rei, já com ele formado e pronto, e preenchi-as com este recheio:

Para o recheio/cobertura:
Num recipiente juntar 60 g de açúcar, 100 g de coco, 3 colheres de sopa de leite e um ovo batido. Envolver bem com uma colher para que todos os ingredientes fiquem bem ligados.

Depois levem-no ao forno a 180ºC durante 30 a 40 minutos. Façam o teste do palito para ver se está cozido, pois os fornos são muito diferentes uns dos outros. 

Bom apetite e Feliz dia de Reis.
*Bj sem espiga







Sem comentários:

Enviar um comentário