sábado, agosto 05, 2017

Arroz com sabor a Mar |Sem gluten

Bem este arroz fez sucesso pelo facebook. Não é nada de mais é um arroz super fácil, de fazer, mas como houve varios pedidos da receita, vou partilhar convosco aqui, se é para um é para todos eheheh 


Acabada de chegar do Algarve ainda com a praia, o mar, enfim... todo o ambiente marítimo na cabeça, tinha de fazer algo com um gostinho a mar. Abri o congelador e saltaram uns restinhos de mexilhão e delicias do mar...olha que bem!! E agora o que faço eu com isto? Um arroz talvez, não? É isso mesmo! 

Curiosa com as coisinhas que comprámos no Mercadona durante as ferias (ahhh verdade tenho de vos contar tudo aqui) quis experimentar algumas e foi logo neste arroz (não me aguento a experimentar coisas novas). 


Epah e não é par ame gabar mas ficou tão bom, tão apuradinho...uma delicia!

                


O que vamos precisar:

1 medida de arroz basmati (era o que tinha em casa mas podem fazer com outro)
2 copos e meio de agua
1 cebola
2 dentes de alho
Cubos de caldo de legumes sem gluten da Naturefoods (Comprei nas Lojas de Celeiro)
Tiras de pimento a gosto 
Coentros a gosto (tinha aquela técnica infalível guardada para ter sempre coentros frescos em casa e prontinhos a usar - ver aqui)
1 colher de chá Pimentão doce (comprei no Mercadona)
delicias do mar a gosto
mexilhões a gosto
2 colheres de sopa de polpa de tomate (comprei no Mercadona)
1 colher de chá de mistura de especiarias para paella de verduras (comprei no Mercadona)

Mãos na massa:

Para o caldo.
Num tachinho colocar 1/2 de agua a ferver com o cubo de caldo de legumes, mexendo de vez em quando até desfazer. Vertam os mexilhões e deixem ferver mais um pouco. A ideia é dar um pouco do gosto a mar ao caldo e dar uma pré-cozedura nos mexilhões. Reservar e coar os mexilhões.

Para o arroz:
Num outro tachinho levar a lume brando um fio de azeite e alourar a cebola bem picadinha.
Assim que estiver lourinha juntar a medida de arroz e  fritar por uns instantes, envolvendo o arroz na mistura de azeite e cebola. Colocar os temperos: pimentão doce, a polpa de tomate, e a mistura de especiarias para arroz de verduras e sal a gosto.

Aos pouquinhos ir adicionando o caldo ao arroz e deixar que este o absorva , mexendo de vez em quando para não deixar agarrar ao fundo. Picar o alho bem picadinho e adicionar, nesta primeira junção de caldo, assim como os coentros picados a gosto. 
Depois é repetir o processo até gastar o caldo. Entre estas adições juntar os mexilhões.
Quando o arroz estiver quase cozido, quase pronto adicionar as delicias do mar. envolver, deixar cozinhar até ficar pronto e tapar.

Nota:
Se preferirem um arroz mais soltinho juntar 2 medidas de agua para uma de arroz
Se gostarem de um arroz malandrinho juntar 2 medidas e meia de agua para uma de arroz


Bom apetite 
*bj sem espiga




Sem comentários:

Enviar um comentário